PERÍODO IMPERIAL
(1822 - 1888)
Texto | Cronologia |
(Texto)
Para o professor Lauro de Oliveira Lima a vinda da Família Real representou a verdadeira "descoberta do Brasil" (Lima, [197_], 103). Ainda segundo o professor Lauro, "a 'abertura dos portos', além do significado comercial da expressão, significou a permissão dada aos 'brasileiros' (madeireiros de pau-brasil) de tomar conhecimento de que existia, no mundo, um fenômeno chamado civilização e cultura" (Idem).
Em 1820 o povo português mostra-se descontente com a demora do retorno da Família Real e inicia a Revolução Constitucionalista, na cidade do Porto. Isto apressa a volta de D. João VI a Portugal em 1821. Em 1822, a 7 de setembro, seu filho D. Pedro I declara a Independência do Brasil e, inspirada na Constituição francesa, de cunho liberal, em 1824 é outorgada a primeira Constituição brasileira. O Art. 179 desta Lei Magna dizia que a "instrução primária e gratuita para todos os cidadãos".
Em 1823, na tentativa de se suprir a falta de professores institui-se o Método Lancaster, ou do "ensino mútuo", onde um aluno treinado (decurião) ensina um grupo de dez alunos (decúria) sob a rígida vigilância de um inspetor.
Em 1826 um Decreto institui quatro graus de instrução: Pedagogias (escolas primárias), Liceus, Ginásios e Academias. E, em 1827 um projeto de lei propõe a criação de pedagogias em todas as cidades e vilas, além de prever o exame na seleção de professores, para nomeação. Propunha ainda a abertura de escolas para meninas.
Em 1834 o Ato Adicional à Constituição dispõe que as províncias passariam a ser responsáveis pela administração do ensino primário e secundário. Graças a isso, em 1835, surge a primeira escola normal do país em Niterói. Se houve intenção de bons resultados não foi o que aconteceu, já que, pelas dimensões do país, a educação brasileira se perdeu mais uma vez, obtendo resultados pífios. Em 1880 o Ministro Paulino de Souza lamenta o abandono da educação no Brasil, em seu relatório à Câmara. Em 1882 Ruy Barbosa sugere a liberdade do ensino, o ensino laico e a obrigatoriedade de instrução, obedecendo as normas emanadas pela Maçonaria Internacional.
Em 1837, onde funcionava o Seminário de São Joaquim, na cidade do Rio de Janeiro, é criado o Colégio Pedro II, com o objetivo de se tornar um modelo pedagógico para o curso secundário. Efetivamente o Colégio Pedro II não conseguiu se organizar até o fim do Império para atingir tal objetivo.
Até a Proclamação da República, em 1889 praticamente nada se fez de concreto pela educação brasileira. O Imperador D. Pedro II quando perguntado que profissão escolheria não fosse Imperador, respondeu que gostaria de ser "mestre-escola". Apesar de sua afeição pessoal pela tarefa educativa, pouco foi feito, em sua gestão, para que se criasse, no Brasil, um sistema educacional.
(Cronologia)
ANO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | HISTÓRIA DO BRASIL | HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DO MUNDO |
1821 | · Anexação da Província Cisplatina. · D. João VI retorna a Portugal, deixando D. Pedro como Príncipe Regente. | |||
1822 | · O Decreto de 1o de março criava no Rio de Janeiro uma escola baseada no método lancasteriano ou de ensino mútuo. Ou seja, somente um professor para cada escola. | · D. Pedro declara a Independência do Brasil, tornado-se o primeiro Imperador do Brasil com o título de D. Pedro I. | ||
1824 | · A Constituição, outorgada pela Assembléia Constituinte, dizia, no seu artigo 179, que a instrução primária era gratuita a todos os cidadãos. | |||
1825 | · É criado o Ateneu do Rio Grande do Norte. · É criado um curso jurídico provisório na Corte. | · Portugal e Inglaterra reconhecem a Independência do Brasil. | · Início da luta pela independência do Uruguai. | |
1827 | · São criados os cursos de Direito de São Paulo e Olinda. · É criado o Observatório Astronômico. · Uma Lei Geral, de 15 de outubro, dispõe sobre as escolas de primeiras letras, fixando-lhes o currículo e institui o ensino primário para o sexo feminino. | · Começa a circular o jornal A Aurora Fluminense. · Os brasileiros lutam contra tropas argentinas e uruguaias pela posse da Província Cisplatina. · Um ano depois é assinado um tratado de paz entre as partes, reconhecendo a Independência do Uruguai. | · O inglês John Dalton apresenta a primeira formulação da teoria atômica. | |
1829 | · O Professor Louis Braille, cego desde os três anos, cria um sistema de leitura para cegos, em Paris. | · O Papa Pio VIII sucede o Papa Leão XII. · Em Maryland, nos Estados Unidos, a Companhia de Estrada de Ferro inicia a primeira linha de passageiros. | ||
1830 | · Uma Resolução do Senado declara livres os índios selvagens prisioneiros de guerra escravizados. | · Michael Faraday, cientista inglês, descobre a indução magnética. · Distúrbios de operários têxteis na Inglaterra. · Morre Simon Bolívar, herói da Independência de vários países hispânicos. | ||
1831 | · Noite das Garrafadas. · D. Pedro I abdica em favor de seu filho D. Pedro II, então com oito anos. · Em Recife eclode as rebeliões conhecidas como Setembrizada e Novembrada, em função da abdicação de D. Pedro I. · Constituição da Primeira Regência Trina Provisória, composta pelos Senadores Carneiro de Campos, Campos Vergueiro e pelo Brigadeiro Francisco de Lima e Silva. · Uma Lei declara livres todos os escravos que entrassem no Brasil após esta data. | · O botânico inglês Robert Brown descobre o núcleo das células. · Morre de cólera o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel. | ||
1832 | · Convertem·se em Faculdades de Medicina, as Academias Médico-Cirúrgicas do Rio de Janeiro e da Bahia. | · Ainda em função da abdicação de D. Pedro I, eclode em Recife a revolta conhecida como Abrilada e a Guerra dos Cabanos. | ||
1834 | · O Ato Adicional da reforma constitucional dizia que a educação primária e secundária ficaria a cargo das províncias, restando a administração nacional o ensino superior. | · O Ato Adicional estabelece a eleição de um só Regente. · Revolta da Cabanagem, no Pará. · Revolta das Cameiradas, em Recife. | · A escravidão é abolida em todo o Império Britânico. · Morre em Portugal D. Pedro I. | |
1835 | · É criada uma escola normal em Niterói. A primeira do Brasil. | · Regência Una com a eleição de Diogo Antônio Feijó. · Tem início a Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul. · Eclode a Revolta do Malês, na Bahia. | ||
1836 | · É criada uma escola normal na Bahia. · São criados os Liceus da Bahia e da Paraíba. | |||
1837 | · Tem início a revolta conhecido como Sabinada, na Bahia. · Em substituição a Feijó, assume a Regência Pedro de Araújo Lima. | |||
1838 | · O Colégio Pedro II é fundado no Rio de Janeiro. | · Tem início a revolta conhecida como Balaiada, no Maranhão. | · Surgem na Inglaterra os primeiros sindicatos (trade union) | |
1839 | · É criada uma escola normal no Pará. | · Inglaterra e China envolve·se no conflito conhecido por Guerra do Ópio. Vencida a guerra pelos Ingleses a China é obrigada a transferir a posse de Hong Kong para os britânicos. · As mães inglesas, separadas ou divorciadas, passam a ter acesso aos seus filhos. · As mulheres conquistam o direito de ter propriedades nos Estados Unidos. · É construída a primeira locomotiva elétrica pelo americano Charles Page. | ||
1840 | · Aos 14 anos de idade D. Pedro II torna-se Imperador do Brasil. | |||
1844 | · Samuel Morse cria a mensagem telegráfica através de um código de sinais de sons. | |||
1845 | · É criada uma escola normal no Ceará. | · A Inglaterra promulga a Bill Aberdeen, que lhe dá o direito de aprisionar qualquer embarcação que traficasse escravos. · Karl Marx é expulso da França e muda-se para Bruxelas. | ||
1846 | · É criada uma escola normal em São Paulo. | · O dentista William Morton utiliza pela primeira vez uma anestesia local numa cirurgia. | ||
1848 | · É criada uma escola normal em São Paulo. | · Setores radicais do Partido Liberal pernambucano inicia a Revolta Praieira. | · Karl Marx e Friedrich Engels publicam o Manifesto do Partido Comunista. | |
1849 | · Gonçalves Dias, encarregado de estudar as condições do ensino nas Províncias do Norte dizia que "os nossos liceus são escolas preparatórias da academia e escolas más". | |||
ANO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA | HISTÓRIA DO BRASIL | HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DO MUNDO |
1850 | · A Lei Eusébio de Queiroz acaba com o tráfico de escravos. · Chegam no Rio de Janeiro os bondes puxados por cavalos. | |||
1852 | · Gonçalves Dias, em seu relatório de inspeção, dizia: "Quero crer perigoso dar·se·lhes (aos aldeados)instrução". | · Inauguração das primeiras linhas telegráficas no Brasil. | ||
1854 | · O Decreto 1331A, de 17 de fevereiro, reforma os ensinos primário e secundário, exigindo professores credenciados e a volta da fiscalização oficial; cria a Inspetoria Geral da Instrução Primária e Secundária. · É criada uma escola normal na Paraíba. | · Barão de Mauá constrói a primeira ferrovia brasileira, no Rio de Janeiro. | ||
1857 | · No Rio Grande do Sul, no Colégio de Artes Mecânicas, a lei mandava recusar matrículas às crianças de cor preta e aos escravos e pretos, "ainda que libertos e livres". | |||
1864 | · No Rio Grande do Sul, no Colégio de Artes Mecânicas, a lei mandava recusar matrículas às crianças de cor preta e aos escravos e pretos, "ainda que libertos e livres". | · Paraguai declara guerra ao Brasil. | · É criada a I Internacional dos Trabalhadores, dirigida por Karl Marx. | |
1870 | · A Reforma Paulino de Souza pretendia imprimir, aos estudos realizados no Colégio Pedro II, um caráter formativo, habilitando os alunos não só para os estudos superiores, mas para a vida, além da instituição ser capaz de competir com os estabelecimentos particulares no aliciamento de candidatos às Academias. · É criada a primeira escola confessional protestante, a Escola Americana, escola primária de cunho presbiteriano. · É criada uma escola normal no Rio Grande do Sul. | · Tem início a imigração italiana. | · Nasce em Chiaravalle, província de Ancona, na Itália, Maria Montessori. | · Acontece a unificação italiana. |
1871 | · A Lei do Ventre Livre liberta os filhos de escravos. | · É instituída a Comuna de Paris que dura 72 dias. | ||
1872 | · O Brasil contava com uma população de 10 milhões de habitantes e apenas 150.000 alunos matriculados em escolas primárias. O índice de analfabetismo era de 66,4%. | · Fanáticos religiosos do Rio Grande do Sul iniciam o que ficou chamado como a Revolta dos Mucker. | ||
1873 | · Com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos estudos secundários nas províncias e de facilitar aos candidatos das províncias o acesso aos cursos superiores, o Ministro João Alfredo Correia de Oliveira instalou nas capitais das províncias do Império bancas de exames gerais preparatórios. | |||
1874 | · É criada a Escola Politécnica. | |||
1878 | · O Conselheiro Leôncio de Carvalho realiza uma reforma do ensino que permitia "a cada um expor livremente suas idéias e ensinar as doutrinas que acredite verdadeiras, pelos métodos que julgue melhores". Além disso manteve as matrículas avulsas e introduziu a freqüência livre e os exames vagos no Externato do Colégio Pedro II. | |||
1879 | · O Senador Oliveira Junqueira dizia: "certas matérias, talvez, não sejam convenientes para o pobre; o menino pobre deve ter noções muito simples". | · Começa a funcionar a Companhia Telephonica Brasileira. Em 1876 D. Pedro II conheceu o telefone, na Exposição de Filadélfia, e no ano seguinte instalou a primeira linha, na cidade do Rio de Janeiro. | ||
1880 | · Surge a primeira escola normal da Capital do Império, mantida e administrada pelos Poderes Públicos. | |||
1881 | · É criado o Colégio Piracicabano, confessional protestante de cunho metodista. | |||
1882 | · Rodolfo Dantas cria um projeto propondo maior intervenção do Governo na instrução popular das províncias. Este projeto não chegou a ser discutido no Parlamento. | |||
1884 | · É criada a Escola Neutralidade, escola primária de cunho positivista. | · A África é dividida pelas potências europeias na Conferência de Berlim. | ||
1885 | · A Lei Saraiva-Cotegipe ou a Lei dos Sexagenários torna livres os escravos com mais de 60 anos. | |||
1888 | · É criado o Instituto Pasteur, no Rio de Janeiro | · A Lei Áurea abole a escravidão no Brasil. | ||
1889 | · Ferreira Viana, Ministro do Império dizia ser fundamental formar "professores com a necessária instrução científica e profissional". · Em sua última fala do trono Sua Majestade pedia empenho para a criação de um ministério destinado aos negócios da Instrução Pública. · Com a Proclamação da República, no Governo Provisório do Marechal Deodoro da Fonseca, torna-se Ministro da Instrução Pública, Correios e Telégrafos Benjamin Constant Botelho de Magalhães. · Os alunos matriculados nas escolas correspondem a 12% da população em idade escolar. | · O Marechal Deodoro da Fonseca proclama a República. · D. Pedro II e sua família embarca para a Europa. |
Referência:
LIMA, Lauro de Oliveira, Estórias da Educação no Brasil: de Pombal a Passarinho. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasília, [197_].
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