sábado, 23 de novembro de 2013

Entrevista: professor com pouco tempo de profissão fala um pouco da situação da educação no Brasil

https://drive.google.com/file/d/0B3b8NtrfGpZnaGI4T0RGbzFVTVE/edit?usp=sharing

3 comentários:

  1. As informações prestadas pelo professor André foram importantes no sentido de compreender um pouco mais sobre os fatos históricos que fizeram com que a educação no Brasil se adaptasse aos moldes atuais ou seja, com o objetivo de se formar um cidadão passivo e apto para o mercado de trabalho. Por mais que alguns profissionais discutam sobre o verdadeiro modelo de educação, ou seja, um modelo que desperte no ser um senso crítico que o leve a questionar a realidade, a educação continua moldando as pessoas para se qualificarem profissionalmente, não atentando para as reflexões do dia a dia da sociedade.

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  2. André,jovem educador em sua entrevista comenta sobre a história da educação,dizendo que a mesma já começou errada, com a imposição das autoridades na catequização,onde não era permitido qualquer opinião autônoma,sendo eficaz somente na construção de mão de obra.
    Mesmo com a reforma diversificada em 1996 com a LDB , padrão mais maleável de ensino,com currículo específico e escolas tecnicistas, da mesma forma continuou a imposição na construção de mão de obra.
    Seu procedimento pedagógico é sócio construtivista e acredita que para ensinar é preciso aprender sempre.Procura compreender nos alunos qual a deficiência no conhecimento do conteúdo e busca sanar essas dificuldades.Acredita que pode melhorar e diz que para combater a defasagem no ensino é preciso investir em professores, abrir a mente com a realidade,uma ascensão social com a reflexão dos alunos.

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  3. Interessante saber que o mundo docente atual se preocupa com mudanças. Professores como o André, que buscam artifícios de mudança voltados a uma educação mais maleável e explícita quanto ao fator assimilação de conteúdos são poucos. A aceitação de metodologias já vigoradas são para alguns um porto seguro, não se preocupando com o lado psiqué dos discentes. Tanto a filosofia quanto as demais disciplinas que asseveram uma aquisição mais ampla de um assunto a se ensinar, são de certo modo, imprescindíveis ao modelo atual, que é do professor antenado e vinculado a mudanças no setor de ensino.

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