Não há dúvidas de que as condições precárias dessas escolas afetam o desempenho dos alunos.Uma escola precisa de instalações físicas,equipamentos adequados para promover a aprendizagem.Essa precariedade tem tido destaque há um certo tempo;alunos,professores e funcionários vivendo experiências alarmantes em vários estados do Brasil. A má situação em que se encontra a maioria das escolas brasileiras onde a educação é precária,fica difícil entender o que realmente o governo pensa quando se fala em educação de qualidade. Há uma urgência de uma revolução na educação brasileira,onde proporcione aos alunos uma educação de qualidade,investindo em boas instalações,na capacitação de professores e funcionários que atuam nessa área.
Não é de hoje que a situação do ensino público no país vai mal. Aliás, a péssima educação sempre foi um problema no Brasil. Segundo o escritor Gilberto Freire, quando os jesuítas iniciaram o processo de alfabetização, eles tinham como objetivo apenas impor a cultura européia sobre as demais culturas que também existiam no país. O foco nunca foi elitizar a população e sim alienar, manter as pessoas presas em um único sistema que visava apenas o domínio da minoria rica sobre a maioria pobre. Muito pouco se fez até os dia atuais. A situação das estruturas, a qualidade do ensino, a valorização dos profissionais, tudo isso deve ser reestruturado de maneira que possamos ter uma transformação na educação, possibilitando o acesso a uma educação de qualidade para todos.
No nosso blog também abordamos esse tema. É realmente triste ver como o lugar que mais deveria haver investimento, é lugar que sofre com tanto descaso. Complicado saber que são muitas escolas que vivem essa realidade, principalmente na periferia, onde esculto muita gente colocando culpa em aluno, e esquece de um sistema que não a mínima para uma estrutura que forneça um aprendizado melhor.
A pergunta principal é: Por que abandonar? porque é mais conveniente, pois, no pensamentos da maioria ( governantes em geral ) é mais fácil abrir mão do que lutar pra mudar. A falta de valorização ao profissional é escandalosa, pois, manifestações recentes estereotiparam o docente como ser insatisfeito. O próprio governador, o Sr Alckmin declarou: " O professor deve dar aula por amor e não por dinheiro." Absurdo. Amor não enche barriga e nem paga as contas. Fato de que, se as melhorias viessem,não estávamos nesses comentários que, para muitos, não resultarão em nada, apenas em desabafo. Ainda assim, é necessário a presença e a existência desse profissional chamado professor, pois, sem ele, o que seria dos principais e célebres líderes? Todos um dia precisaram de um tutor, um guia. Hoje o abandono é justificado pela falta de apoio desses mesmos líderes que um dia aprenderam a ser diferentes, mas, infelizmente, trilharam um caminho divergente do que lhes foram ensinados. Ainda há tempo pra mudar.
Não há dúvidas de que as condições precárias dessas escolas afetam o desempenho dos alunos.Uma escola precisa de instalações físicas,equipamentos adequados para promover a aprendizagem.Essa precariedade tem tido destaque há um certo tempo;alunos,professores e funcionários vivendo experiências alarmantes em vários estados do Brasil.
ResponderExcluirA má situação em que se encontra a maioria das escolas brasileiras onde a educação é precária,fica difícil entender o que realmente o governo pensa quando se fala em educação de qualidade.
Há uma urgência de uma revolução na educação brasileira,onde proporcione aos alunos uma educação de qualidade,investindo em boas instalações,na capacitação de professores e funcionários que atuam nessa área.
Não é de hoje que a situação do ensino público no país vai mal. Aliás, a péssima educação sempre foi um problema no Brasil. Segundo o escritor Gilberto Freire, quando os jesuítas iniciaram o processo de alfabetização, eles tinham como objetivo apenas impor a cultura européia sobre as demais culturas que também existiam no país. O foco nunca foi elitizar a população e sim alienar, manter as pessoas presas em um único sistema que visava apenas o domínio da minoria rica sobre a maioria pobre. Muito pouco se fez até os dia atuais. A situação das estruturas, a qualidade do ensino, a valorização dos profissionais, tudo isso deve ser reestruturado de maneira que possamos ter uma transformação na educação, possibilitando o acesso a uma educação de qualidade para todos.
ResponderExcluirNo nosso blog também abordamos esse tema.
ResponderExcluirÉ realmente triste ver como o lugar que mais deveria haver investimento, é lugar que sofre com tanto descaso. Complicado saber que são muitas escolas que vivem essa realidade, principalmente na periferia, onde esculto muita gente colocando culpa em aluno, e esquece de um sistema que não a mínima para uma estrutura que forneça um aprendizado melhor.
A pergunta principal é: Por que abandonar? porque é mais conveniente, pois, no pensamentos da maioria ( governantes em geral ) é mais fácil abrir mão do que lutar pra mudar. A falta de valorização ao profissional é escandalosa, pois, manifestações recentes estereotiparam o docente como ser insatisfeito. O próprio governador, o Sr Alckmin declarou: " O professor deve dar aula por amor e não por dinheiro." Absurdo. Amor não enche barriga e nem paga as contas. Fato de que, se as melhorias viessem,não estávamos nesses comentários que, para muitos, não resultarão em nada, apenas em desabafo. Ainda assim, é necessário a presença e a existência desse profissional chamado professor, pois, sem ele, o que seria dos principais e célebres líderes? Todos um dia precisaram de um tutor, um guia. Hoje o abandono é justificado pela falta de apoio desses mesmos líderes que um dia aprenderam a ser diferentes, mas, infelizmente, trilharam um caminho divergente do que lhes foram ensinados. Ainda há tempo pra mudar.
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