sábado, 28 de setembro de 2013

Para refletir:

"A filosofia não é um longo rio tranquilo, em que cada um pode pescar sua verdade. É um mar no qual mil ondas se defrontam, em que mil correntes se opõem, se encontram, ás vezes se misturam, se separam, voltam a se encontrar, opõem-se de novo... cada um navega como pode, e é isso que chamamos de filosofar".
                                                                    Fernando Savater

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Mapa Conceitual

Helenismo

Tema para a dissertação Argumentativa:


"Não basta querer para mudar o mundo"
Todos nós temos planos, objetivos e metas para cumprirmos. Também sonhamos com o dia em que tudo se tornará realidade e que com isso o mundo mude para melhor. Mas para isso precisamos ter iniciativa, atitude e não somente força de vontade. Para iniciarmos um processo de transformação é preciso que essa mudança comece em nós. Devemos avaliar os nosso conceitos, valores e o que conhecemos deste mundo.
A busca pelo conhecimento e pelo saber devem ser requisitos indispensáveis neste desafio. Temos que aprender a ensinar, tendo a consciência de que nesse processo somos parte integrante e não meros espectadores. Na condição de professores temos que entender que devemos formar cidadãos críticos e aptos a interagirem com o mundo que os cercam de maneira construtivista, fugindo da condição de alienação e comodismo.
Para tanto é necessário colocarmos toda a nossa experiência, nossos valores, o bom senso acima do senso comum, ou seja, analisarmos o que deve e o que não deve ser transformado de uma maneira inteligente, sem causar grandes estragos no mundo. É claro que toda mudança têm o seu preço, mas até mesmo os grandes filósofos erraram quando levantaram e construíram as suas teorias. Não existe acerto sem antes haver o erro e segundo o filósofo Fernando Savater," quem não for capaz de viver na incerteza fará bem em nunca se pôr a pensar". 
Diante de tantos desafios, precisamos conhecer o contexto social em que estamos inseridos conscientes de que devemos agir de maneira reflexiva e questionadora, como verdadeiros filósofos, não no sentido de colocar um fim em determinada questão, mas procurar outras alternativas de respostas, pois ao contrário da ciência que busca explicar tudo que existe, a filosofia têm como objetivo compreender o mundo, levantando hipóteses para mudá-lo ou não.
Para querer mudar o mundo é preciso lutar adequadamente, com estratégias que busquem incansavelmente a sabedoria e assim o êxito na mudança. Esse processo de desenvolvimento e transformação social deve ser constante e a filosofia deve ser vista sempre como uma parceira indispensável.